quarta-feira, 24 de outubro de 2007

À Isabelle Bento! (recordações pro futuro)


Existem três exemplos de estudantes que eu vejo claramente em minha turma. Há aqueles que podem se empregar como jornalistas, embora eu não considere que eles tenham atingido o tino necessário para atuar; há aqueles que podem não se empregar como jornalistas, mas são jornalistas; e ainda há aqueles que que não possuem o Jornalismo dentro deles, talvez possuam uma outra coisa, mas não devem se empregar tão cedo.

Deixo logo claro que devo pertencer ao terceiro caso, mas fico muito feliz que você pertença ao segundo caso, sou sortudo com isto. Tenho uma amiga jornalista! Sinto-me feliz pensando nisto, devidamente.

Nem todo mundo nasceu para alçar vôo, mas é preciso um abraço amigo que diga coisas que devemos nos orgulhar. Eu me orgulho de você, e o convite para almoçar com minha família tem um significado. Nestes sete semestres cursando Jornalismo você alçou vôo.

Lembra de tuas incertezas no MSN? "Devo ou não devo sugerir o nome do José Hamilton Ribeiro?", "Belle, põe a sugestão, se o pessoal aprovar, aprovou, pô!". Eu confiava naquele momento que você, a antipaticazinha da turma, iria conseguir aprovar a entrevista com o José Hamilton.

Aprovaste em último, não foi?! Mas foi!, e éramos eu e você com entrevistas tidas como difíceis de acontecer (ouvi muita gente dizer que a sua era ainda mais difícil do que a minha). Eram conhecidos demais, trabalhavam fora da Universidade. Tínhamos um medo enorme de assumirmos um dos "entrevistados substitutos", não tínhamos? Tínhamos sim, eu conheço suficientemente teus olhos para saber que sim.

Foi uma vitória tua, tua e da Diana Vasconcelos, em minha equipe, ainda que eu seja um incasável ocioso. Calma que eu já explico: funciono à marteladas, levo tempo para ser moldado e sou avesso aos moldes de polietileno.

Acredito que, assim como um dia recebi um e-mail do jornalista da revista Bravo comentando meu texto no CAFE.COM TABACO, agora se abre uma enorme oportunidade na tua vida.

Estou feliz com isto, vais rir, te vejo na Globo, numa Folha, longe. Estou feliz. Parabéns para você, nestas próximas datas queridas!



Escrito sobre a "Sugestão de Pauta da Entrevista de José Hamilton Ribeiro" em 18 de Outubro de 2007. Data de meu aniversário, mas também de outras tantas alegrias. Ontem soube de um convite de José Hamilton à Isabelle, não para Globo ou Folha, mas para algo mais especial que espero escrever nome na História do Jornalismo Brasileiro.