domingo, 14 de junho de 2009

Quebra-cabeças


Difícil encontrar, senão tomar por raridade, encontrar no Orkut alguém com tantas comunidades ligadas a gostos particulares tão eruditos. Beethoven, Manet, Münch, Rembrandt: tudo isto colabora para um primeiro relance sério, sério demais. - “Minhas respostas são limitadas. Você deve fazer as perguntas certas” é bem a frase que coroaria a impressão de um primeiro encontro com a Esfinge. Sim, ela veio para confundir, não para se explicar.

Leva, ou pelo menos inventou para si, um nome germânico-abrasileirado. Teria vindo do nome de uma Valquíria?! Becker-Moura: mais duas culturas aqui. A moça do único retrato em preto e branco, cortinas ao fundo e câmera segura pela mão direita é uma sopa cheia de porções bem dosadas, um quebra-cabeça para matemático resolver. Newman, Hawking, Teoria do Caos, Teoria dos Jogos,... Nash?! “Superior incompleto” em “educação”: humanas ou exatas, música, literatura ou matemática?!

Posso estar levando tudo muito a sério, quando na realidade o que ela quer mesmo é estar perdida com o Sayid! (sic) Até o humor de Cacilda é letrado, veja bem: “Famosos Diálogos no MSN”, “Piadas da Música Erudita”. Conheceria a atriz Cacilda Becker (1921-1969)?! Jovem, sim, muito jovem. Junto a esta certeza, que abraço como se fosse a única parte que posso encarar como séria, séria em definitivo, é que não suporta “Pin-ups. Dispersão. A gargalhada inútil” e que lhe atrai “inteligência”. Elementos muito bem compostos com o fundo erudito.

De Gêmeos. Comunicativa e contraditória. Como foi mesmo que ela chegou até a minha foto de meio sorriso e camisa verde? Meu sorriso, ou talvez minhas bochechas, lembram-me o sorriso dela. Acho bonito notar, ou, pelo menos, imaginar isso. A franjinha sobre a testa, a falta de luz na altura dos olhos produzindo olheiras: se olhasse por três minutos consecutivos esta tua única foto teria a impressão de ter visto o movimento que a produziu.
Coincidências, “descoincidências”. A flauta de pã, ela brincalhona falando com alguém no outro extremo do país. Coisas de Internet.
Carta à C.B., ainda não entregue.